O Agrupamento 683

33 Anos de História...

Índice


Os primeiros anos

197
8

A 15 de Janeiro de 1978, que entra em funcionamento o Agrupamento em formação de Telheiras, com os dirigentes Ana Costa, António Franco, Madalena Barros e Francisco Barros e apadrinhado pelo Agrupamento do Lumiar.
Formam-se duas secções, os Lobitos e os Exploradores Juniores, sendo o efectivo de cerca de 20 elementos.
De referir a dificuldade que foi arranjar um espaço, onde fosse possível efectuar reuniões e para por em prática os ensinamentos escutistas. Ficando assim o Agrupamento a funcionar num espaço cedido na Igreja Nossa Senhora da Porta do Céu.

1979

Em 1979, houve uma maior independência de Telheiras, em relação ao Lumiar.  Editou-se, em 17 de Fevereiro, o primeiro Jornal do Agrupamento, iniciativa da patrulha Leão, com o nome “O ABRIGO”.  Levou-se a efeito uma corrida de carrinhos de rolamentos para escuteiros e populares e no mês de Agosto, realizou-se o primeiro Acampamento de Verão, na Costa da Caparica, com a duração de uma semana. Participação, pela primeira vez num Jamboree do Ar, na Serra da Amoreira. Aparecimento dos Exploradores Seniores, devido ás passagens para esta secção, de elementos vindos dos Exploradores Juniores.

1980

Deu-se início às obras no espaço que funcionava como sede. Quanto ao nosso efectivo, temos a destacar, o aparecimento de 2 futuros dirigentes.

1981

Em  Abril, participamos no S. Jorge que culminou com o festival da canção regional, que servia para escolher o hino do Acampamento Regional. As  nossas vozes fizeram-se ouvir  e obtivemos o 1º Lugar do Festival.
Realizaram-se, a 31 de Maio, as promessas dos 2 dirigentes. E no mês de Agosto, realizou-se no Camarnal, o Acampamento Regional, participando todo o efectivo do Agrupamento. A patrulha Júnior Lince obteve o 7º lugar, entre cerca de 58 patrulhas participantes.  Estação própria do Jamboree do Ar com o indicativo CT4QN, tendo-se conseguido 69 contactos.

1982

Em Maio, participámos na missa Papal, por ocasião da visita do Papa João Paulo II. Em Julho, realizou-se o Acampamento de Verão “Hitokamura”, na Costa da Caparica, que lançou definitivamente o Nosso Agrupamento.
A 19 de Outubro foi efectuado o pedido oficial de filiação do Agrupamento, tendo-se concretizado esse objectivo a 30 de Novembro e a entrada de mais um dirigente. Nessa altura o  efectivo era de: 6 Lobitos, 16 exploradores, 10 Caminheiros e 5 Dirigentes.

Após a filiação

1983

Entre outras actividades: realizou-se uma ida à Casa do Gaiato, onde passámos um dia em convívio e um torneio de futebol de salão entre Agrupamentos por nós convidados e a Junta de Freguesia.

1984

Realçe para a participação pelos Caminheiros nas Olimpíadas do S. Jorge e para o Acampamento com o Agrupamento de Camarate.Em Junho, ocorreram as promessas de novos elementos.

1985

Realizou-se o Acampamento de Verão - “OS ÍNDIOS”.  E em  Outubro, a participação no Jamboree do Ar, na Costa da Caparica, organizado pelo A.E.P.;

1986

Em Abril, ocorreu a bênção da Bandeira do Agrupamento,  em Junho, realizou-se o Acampamento de Verão com o nome de “Folgore”. Em  Outubro, participação brilhante no Jamboree do Ar, realizado pela A.E.P. no Montijo, conseguindo as patrulhas seniores os seguintes lugares: 1º,3º e 6º.

1987

Em Junho, realizaram a sua promessas de 3 novos caminheiros. Em Outubro, participação no Jamboree do Ar, em Belém.

1988

Realizou-se em Fevereiro um Acampamento em frente a Igreja Nossa Senhora da Porta do Céu, com a realização de promessas. Em Junho, realizou-se um Acampamento de Verão sob o tema dos Descobrimentos, com o nome de “Infante”. Foi mais um grande marco na história do Agrupamento, tendo levado a efeito a realização de grandes construções e de actividades.

1989

Entre outras actividades, destacamos o raid para Juniores e Seniores que se realizou em Fevereiro, com destino a Santa Cruz..

1990

Não houve actividades de grande destaque, realizando-se em Junho e Dezembro, promessas de elementos.